Ultimas Noticias

Justiça britânica enterra Ideologia de gênero: ‘Mulher se refere ao sexo biológico’




FOTO: DIVULGAÇÃO

A Suprema Corte do Reino Unido decidiu nesta quarta-feira (16), por unanimidade, que a definição legal de “mulher” no contexto da Lei da Igualdade de 2010 se refere exclusivamente a uma “mulher biológica” e ao “sexo biológico”.

A sentença, considerada histórica, deve ter repercussões significativas nas políticas de igualdade de gênero e nos direitos das pessoas trans em todo o país.

O caso foi levado ao tribunal por um grupo de ativistas escocesas, o For Women Scotland (FWS), que questionava o reconhecimento legal de mulheres trans como beneficiárias das proteções previstas para mulheres na legislação.

Segundo o grupo, permitir que mulheres trans com Certificado de Reconhecimento de Gênero (GRC, na sigla em inglês) compartilhem dessas proteções distorceria a finalidade da lei e afetaria espaços destinados exclusivamente a mulheres, como abrigos, vestiários e acomodações comunitárias.

Do outro lado, o governo escocês sustentava que uma mulher trans que possui um GRC é legalmente uma mulher e, portanto, deveria estar coberta pela Lei da Igualdade.

O certificado é um documento legal que reconhece a mudança de gênero de uma pessoa no Reino Unido.

Contudo, ao proferir a decisão, o juiz Patrick Hodge afirmou que “os termos mulher e sexo na Lei da Igualdade de 2010 referem-se a uma mulher biológica e ao sexo biológico”.

O magistrado acrescentou que “as disposições relativas à discriminação sexual só podem ser interpretadas como se referindo ao sexo biológico”.

Pleno News

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino